1. CULTURA DE PAZ
PAZ pressupõe justiça social, com igualdade de direitos, tolerância, solidariedade e respeito às diferenças. A Paz é um processo que precisa de vigilância permanente, entendendo-se que, para vivenciá-la, o sujeito precisa ter suas necessidades atendidas.
Implica:
- Resolver conflitos por meio do diálogo como principal forma de mediação.
- Acolher o outro na sua diferença, procurando descobrir seu potencial de amorosidade.
- Valorizar a importância e o protagonismo de cada um na construção coletiva de uma sociedade livre, justa e solidária.
2. CULTURA DE SOLIDARIEDADE
Solidariedade é o sentimento e a atitude que favorecem relações de partilha entre as pessoas de um grupo e entre os diferentes grupos que compõem a sociedade (ou a humanidade). É importante ter postura fraterna e agregadora; entrosamento de esforços e apoio recíproco.
Implica:
- Despertar a capacidade de sonhar e de colocar em prática projetos que contribuam para a convivência fraterna.
- Colocar-se no lugar do outro para compreender seus sentimentos e atitudes, dando um novo sentido à prática de compartilhar modos de pensar, sentir e agir.
- Contribuir para a convivência e a partilha de experiências, aprendendo a ouvir e respeitar o modo de ser de cada um.
- Incentivar a prática da solidariedade no dia-a-dia, nos pequenos gestos cotidianos.
3. RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
Reconhecimento da diversidade como condição para a construção da igualdade e do bem coletivo, diante da realidade que é plural.
Implica:
- Buscar a unidade na diversidade, respeitando as diferenças e valorizando as características e potencialidades de diferentes pessoas e grupos.
- Aprender a ouvir e respeitar o outro, compartilhando modos de pensar, sentir, agir como processo de inclusão.
- Utilizar a linguagem inclusiva no reconhecimento da diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade igualitária.
4. CUIDADO COM O PLANETA
Respeito à vida em todas suas manifestações, na perspectiva da concepção de sustentabilidade.
Implica:
- Construir a noção de pertencimento à natureza.
- Aplicar o conceito de sustentabilidade como processo que atenda aos requisitos:
a) Ecologicamente Correto b) Economicamente Viável c) Socialmente Justo d) Culturalmente Diverso
- Cuidar do ser humano e de sua integridade física e moral.
- Cuidar das riquezas naturais: ar, água, matas, reservas minerais e espécies animais como patrimônio da humanidade e condição de sobrevivência.
- Cuidar dos espaços e equipamentos públicos e privados: parques, praças, monumentos, entre outros, como bem de todos.
- Evitar toda forma de desperdício, reduzindo o consumo descartável e assumindo a reciclagem como prática cotidiana e dever de todos.
- Implementar a formação de atitudes sustentáveis, em todos os espaços, mas especialmente no MDCA, como dever de todos e compromisso individual.
5. COMPREENSÃO E VIVÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES (PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA)
Reconhecer como direitos a satisfação das necessidades básicas do ser humano que, efetivados, constituem a base da cidadania e da dignidade humana.
Implica:
- Assumir que, como Instituição, temos o dever de efetivar os direitos humanos de crianças e adolescentes para que exerçam a cidadania.
- Divulgar e orientar sobre o significado dos direitos humanos de crianças e adolescentes, criando formas de exigi-los e exercê-los (efetivá-los).
- Reconhecer a intencionalidade da ação educativa no processo de humanização.
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