Atualmente o MDCA desenvolve os seguintes programas:
Novos Horizontes - Projeto de apoio pedagógico que visa a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos educandos e para a progressão da aprendizagem. Oferece oficinas de apoio pedagógico, inclusão digital, artes e música, e atendimentos de psicologia individuais e em pequenos grupos. Em parceria com escolas públicas estaduais, atende cerca de 100 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com apoio da Secretaria do Estado da Educação e FUNCRIANÇA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – 6 a 15 anos - Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos educandos e para o fortalecimento da função protetiva das famílias. As atividades procuram oportunizar a vivência de valores, construindo relações baseadas no afeto, no diálogo e no respeito. São oferecidas oficinas diversificadas cidadania, artes e música, atendimentos de psicologia individuais e em pequenos grupos, passeios socioculturais. Atende 40 crianças e adolescentes com apoio e convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania/Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – 15 a 17 anos - Tem como objetivo oportunizar formação socioeducativa a adolescentes, visando ao seu crescimento pessoal, social e educacional, além de atividades teórico-práticas, voltadas para o mundo do trabalho. São propostas diversas oficinas, tais como cidadania, música e informática, além do grupo de socialização e convivência, coordenado pela equipe de psicologia. São realizadas atividades socioculturais, como passeios em museus, parques, idas a teatro e cinema. É oferecido atendimento psicológico a educandos que apresentam maiores dificuldades em seu desenvolvimento pessoal. Atende 15 adolescentes em Convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania/Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Adolescente Aprendiz - Programa voltado à inserção social e profissional de adolescentes de baixa renda. Oportuniza condições para o acesso digno ao mundo do trabalho, por meio de conhecimentos técnicos e profissionalizantes, visando ao desenvolvimento de habilidades e atitudes, além da vivência de valores. Oferece curso de auxiliar de escritório e administrativo de acordo com legislação específica e validados pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego por meio de diversas atividades cidadania, matemática financeira, português instrumental e grupos de debates e atendimentos de psicologia, individual e em pequenos grupos). Atende em torno de 100 adolescentes de 15 a 17 anos em parceria com Empresas públicas e da iniciativa privada
Programa de Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários - Nos termos da Proteção Social prevista na Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS oferece espaço de acolhimento que propicia a troca, a escuta e a reflexão sobre temas como relações familiares, violência contra a criança e o adolescente, violência contra a mulher, direitos e responsabilidades da criança e do adolescente, limites e afeto na educação. Tem como objetivo construir, em conjunto com as famílias e a comunidade, uma cultura de paz e de solidariedade. São realizadas Rodas de Conversa semanais, além de passeios e atividades socioculturais. Participam familiares, mães de educandos, ex-educandos do MDCA e mulheres da comunidade.
Equipe de Serviço Social - Oferece apoio e orientação às famílias por meio de atendimentos individuais, encaminhamentos para a rede socioassistencial, visitas domiciliares e encontros periódicos de grupos de famílias. Coordena o Programa de Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários e ações de estágio de Serviço Social na Instituição em convênio com as universidades.
Equipe de Psicologia - Contribui para a compreensão e resolução dos conflitos apresentados pelos educandos e familiares, por meio de atendimentos ou aconselhamentos individuais ou grupais e, se necessário, encaminha-os para serviços especializados. Auxilia os familiares nas dificuldades com crianças e adolescentes e nas relações interpessoais, além de outras questões que necessitem de intervenção psicológica mediante atendimentos individuais ou em grupo. Realiza atividades em parceria com o Programa de Fortalecimentos de Vínculos Familiares e Comunitários. Coordena ações de estágio de Psicologia na Instituição em convênio com as universidades.
Avaliação Institucional - O processo avaliativo desenvolvido no MDCA possibilita a análise da coerência entre sua missão, princípios e objetivos que embasam a proposta político-pedagógica em desenvolvimento, além de estimular a auto avaliação e a autocrítica como elementos fundamentais para o crescimento pessoal e coletivo da instituição. A análise de seus resultados subsidia o planejamento institucional e o processo de tomada de decisões nas diferentes instâncias colegiadas. A avaliação é realizada pelos sujeitos que integram os programas e serviços, ou seja, a equipe multiprofissional, crianças, adolescentes, participantes dos grupos de apoio às famílias e o grupo familiar dos educandos. Os instrumentos utilizados são as observações feitas pela equipe no cotidiano de trabalho e questionários avaliativos organizados a partir de objetivos, indicadores e resultados previstos na matriz de avaliação.