Um grupo de professoras voluntárias, em 1987, começou a desenvolver atividades educativas em uma creche comunitária no bairro Partenon, em parceria com escolas públicas estaduais. Foram chegando crianças e adolescentes! Houve necessidade, então, de ampliar o espaço e buscar recursos para qualificar o trabalho. Para tanto, as professoras criaram o Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA – organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada e legalmente constituída em 17 de outubro de 1989.
Teve diversas casas em sua trajetória, além do espaço inicial na creche comunitária: uma sala atrás da igreja São José do Murialdo, uma casa alugada na Rua Vidal de Negreiros e outra, na Rua dos Burgueses. Em 2013, recebeu um novo espaço, na Av. Antônio de Carvalho, bairro Jardim Carvalho, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação do RS, onde concentra, hoje, suas atividades.
Sua missão é “Efetivar direitos, oportunizando a inclusão social de crianças, adolescentes e familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo ações de assistência social, educação e profissionalização”.
Os recursos provêm de convênios, patrocínios e parcerias com universidades, empresas públicas e privadas, bem como do trabalho voluntário de profissionais de diferentes áreas.
Atende em torno de 220 crianças e adolescentes, acompanhando, também, algumas de suas famílias. Oferece Proteção Integral e Proteção Social, conforme legislação vigente, mediante a realização de ações socioeducativas, em um espaço acolhedor de convivência, reflexão e participação. Busca contribuir para a efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial, o direito à educação e para a superação das dificuldades pessoais, de aprendizagem e no relacionamento familiar e social.